DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Apesar de haver previsão de chuva apenas para o fim da próxima semana, a cidade caminha à necessidade de implantação de programa de racionamento

Comunicado importante

Temperaturas próximas ou acima dos 31 graus e escassez de chuvas, aliadas ao alto consumo de água pela população, têm afetado diretamente na recuperação satisfatória dos reservatórios do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e no consequente abastecimento de água para os moradores de alguns bairros e pontos altos da cidade (veja abaixo a relação). 

O cenário hídrico municipal – a partir do mapeamento do Departamento de Operação da autarquia municipal e com a soma dos fatores climáticos e alto consumo – mostra-se preocupante ao fim de semana, dias 21 e 22, e indica que a cidade está a um passo da bandeira vermelha, do Plano Municipal de Estiagem e de Racionamento de Água. "Com a diminuição acentuadíssima do nível e da vazão de água, Valinhos enfrenta um cenário hidrológico de estiagem severa, havendo a redução da captação normal e com necessidade de captações emergenciais. Diante ao quadro o município está agora a um passo da bandeira vermelha. É necessário, neste momento, a colaboração da população, para que não falte água para ninguém. Há que se ter o uso consciente do recurso, não utilizando água tratada para lavar quintais, veículos e calçadas”, disse a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.  

De acordo com o presidente da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira, a bandeira vermelha contempla a implantação do programa de racionamento. "Enfrentamos um cenário de estiagem severa e isso é fato. Frente à soma de fatores de clima, falta de chuvas e alto consumo, Valinhos está sim caminhando ao sistema de rodízio de fornecimento de água aos bairros e novidades podem ser anunciadas nos próximos dias aos moradores”, disse o titular da autarquia. 

Dados do Departamento de Operação indicam que os níveis dos reservatórios, que geralmente aumentam no decorrer da madrugada, não têm se recuperado de forma suficiente para dar suporte ao sistema de distribuição. Ainda segundo a equipe, isso afeta também a pressão do recurso aos imóveis no decorrer do dia, sobretudo nos localizados nas partes mais altas dos bairros. “Pedimos à população: não usem água tratada para lavar as áreas externas ou veículos, não esvaziem e nem drenem piscinas ou caixas de água ou piscinas. Diante da estiagem que temos vivenciado, e que afeta todo o Sudeste brasileiro, a torneira só deve ser aberta quando realmente for necessário”, falou Ivair. 

O percentual de reservação de água bruta nas barragens municipais está em 68% na Santana do Cuiabano, 48% na Moinho Velho, 30% na Figueiras e em 5% na João Antunes dos Santos. Os dados são de 19 de agosto de 2021. 

Mapeamento dos bairros

Ao fim da tarde e noite de hoje (20), e durante os dias 21 e 22 de agosto, o mapa de tendência do Departamento de Operação indicou como pontos de possível desabastecimento os bairros Jardim Imperial, Jardim Santo Antônio, Parque Nova Suíça, Parque Nova Itália, Jardim Maracanã, Jardim do Lago, Jardim Nova Era I e II, Jardim São Pedro, Jardim Santa Eliza, Bom Retiro I e II, Ortizes, Pedra Verde, Condomínio San Marino e Flor da Serra.

Também são afetados por conta do baixo nível dos reservatórios – e são suportados com abastecimento com caminhão-pipa – os reservatórios da autarquia municipal dos bairros Jardim Nova Palmares, Chácaras Silvânia e Parque Portugal, para dar suporte para as partes mais altas dos bairros.

No Vale Verde também há a probabilidade de, em algum momento dos períodos da tarde ou da noite, os moradores identificarem a situação de desabastecimento. O suporte durante o fim de semana também continuará a ser feito por meio de caminhão-pipa nos reservatórios operados pela autarquia.

Compartilhe: