DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Autarquia Municipal vai colocar em operação a nova linha do sistema de distribuição de água; veja cronograma que segue até 16 de março


Nestas terça e quinta-feira, dias 24 e 26, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) vai iniciar o cronograma das paradas programadas do abastecimento, das 8 às 17 horas, para os imóveis localizados no Vila Santana, Jardim São Felipe, Celani e Monte Verde. O objetivo é possibilitar à Autarquia Municipal a realização de intervenções na rede de distribuição de água, para colocar em operação a estrutura recém-executada em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e desativar a rede em fibrocimento.  

De 24 de janeiro a 16 de março as interrupções programadas do abastecimento serão sempre às terças e quintas, das 8 às 17 horas. Os dias de parada ao Vila Santana, Jardim São Felipe, Celani e Monte Verde serão em 24, 26 e 31 de janeiro; em 7, 9, 14, 16, 23 e 28 de fevereiro e em 2, 7, 9, 14 e 16 de março de 2023. O cronograma de intervenções no sistema de fornecimento de água tratada foi divulgado na última semana pelo DAEV.

As terças e as quintas-feiras foram escolhidas pelo DAEV por serem, historicamente, os dias da semana com o menor consumo de água pelos usuários das localidades, de acordo com o Departamento de Operação. A Autarquia Municipal reforça o pedido de compreensão de todos os proprietários dos imóveis das regiões contempladas durante o período no qual serão realizadas as ações, pois as melhorias são necessárias.  

Benefícios

O funcionamento da nova rede de distribuição em PEAD vai permitir ao DAEV diminuir as intermitências de fornecimento para os bairros beneficiados, equilibrar a pressão do sistema de abastecimento, diminuir as perdas físicas e não físicas e, também, reduzir o número de paradas emergenciais para manutenções corretivas e preventivas nas localidades.

Ainda dentro dos serviços realizados, a passagem da nova rede em PEAD já foi finalizada, assim como a substituição dos ramais. Também será feita a substituição de hidrômetros nos imóveis compreendidos no trajeto dessa nova linha. As obras são feitas com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Nova estrutura

A nova linha em PEAD tem o total de 10.175 metros e vai possibilitar à Autarquia Municipal desativar a estrutura anterior de fornecimento de água dos bairros, que é de cimento amianto, também ajudando a equilibrar a pressão do sistema de abastecimento e contribuindo, diretamente, à diminuição de perdas destas localidades.

Os trabalhos em andamento têm sido realizados por meio do chamado ‘Método Não Destrutivo’, isto é, uma metodologia considerada mais ágil e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto na extensão de toda a rua, diminuindo a necessidade de escavações.

 

 

Compartilhe:

https://twitter.com/intent/tweet?url=