DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Serviços serão executados em trecho de 10.169 metros em três bairros da cidade; ação vai ajudar na redução de perdas e a mitigar vazamentos


A troca de rede de distribuição de água, no Parque Santana, passou nesta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022, pela Rua Humberto Biscardi. Os serviços em andamento são resultado de projeto da equipe técnica do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e são realizados com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

As obras são realizadas com o chamado ‘Método Não Destrutivo’, que compreende a execução a partir de uma pequena abertura no solo, em determinado ponto da via. A metodologia de trabalho é considerada mais ágil e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto na extensão de toda a rua, diminuindo a necessidade de escavações e consequentes transtornos à população.

Na manhã desta hoje (11) a equipe fez a abertura de ponto bem na esquina com a Rua Horácio Amaral, descendo até a Rua Paraná. Dos 10.169 metros que a obra terá ao todo já foram trocados, aproximadamente, mil metros. Estimada em 4,1 milhões de reais, as obras compreendem – além da troca de rede – a setorização de áreas e a modernização das ligações de água. 

Entre os principais benefícios dos trabalhos em andamento estão a redução de perdas de água tratada e das ações de manutenção. Além do Parque Santana, a troca de rede também será efetuada no Vila Santana e no Jardim Pinheiros. Os bairros contemplados estão dentro do Plano Diretor de Perdas, em trajeto que apresenta grandes números de reparos e de vazamentos não visíveis. 

A empresa contratada por meio da Concorrência DAEV nº 1/2021 tem feito toda a sinalização da obra, incluindo as de trânsito. O prazo previsto de execução é de até 12 meses. Os trabalhos iniciaram em 2 de fevereiro de 2022.

Ruas contempladas

A troca de rede em andamento vai substituir as antigas de cimento amianto e de ferro fundido pela nova de distribuição em Polietileno de Alta Densidade (PEAD). As obras também contemplam a substituição de ramais e hidrômetros nas próximas etapas.

Ainda vão receber os serviços os endereços Avenida Brasil, Avenida dos Estados, Avenida João Antunes dos Santos, Praça Pará, Rua 12 de Outubro, Rua Antônio Bergamo, Rua Bahia, Rua Brasília, parte da Rua Catarina, Rua Ceará, Rua Espírito Santo, Rua Goiás, Rua Guanabara, Rua Guilherme Mamprim e Rua Horácio Amaral.

Também receberão os serviços a Rua Joaquim Betti, Rua Mato Grosso, Rua Minas Gerais, Rua Orozimbo Maia, Rua Paraná, Rua Paschoal Evangelista, Rua Rio de Janeiro, Rua Rio Grande do Sul, Rua Romano Baldin e Rua Santa Catarina. Já recebeu o serviço de troca de rede a Rua Pietro Stopiglia. Na segunda-feira será a vez da Avenida Lino Buzato.

Compartilhe: