DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Abastecimento será interrompido entre às 11 e 16 horas; ação faz parte de Programa de Eficiência Energética


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informa que na próxima terça-feira, 12 de julho de 2022, irá interligar o sistema fotovoltaico do reservatório do Chácaras Silvânia. A atividade integra as ações que têm sido realizadas pela Autarquia Municipal dentro do Programa de Eficiência Energética, que é colocado em prática por meio termo de cooperação técnica firmado com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Para que os trabalhos possam ser realizados na data, o reservatório ficará sem operar entre às 11 e 16 horas. Desta forma, poderá ocorrer situação de desabastecimento ao Chácaras Silvânia, Vale do Itamaracá, Village do Itamaracá I e II, Reserva do Itamaracá, Paiquerê, Condomínio Villa Araucária, Sítio Recreio dos Cafezais, Condomínio Villagio Florença, Condomínio Quinta das Oliveiras, Condomínio Millenium, parte alta Condomínio Morada das Nascentes, Condomínio Residencial Blumen Hof, Condomínio Quinta do Porto, Quinta das Parreiras, Condomínio Camburi, Vila Murano, Vila Toscana, Condomínio Oruam, Condomínio Tabapuã, Condomínio Monterosso,  Portal do Quiririn, Cond. Athenas, Moinho Verde e Residencial Porto Seguro Village.

O reservatório de água tratada do Chácaras Silvânia vai contar com 52 placas fotovoltaicas. A iniciativa prioriza a eficiência energética das operações da Autarquia Municipal e é resultado de projeto técnico desenvolvido por servidores do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), com o apoio da CPFL.

As placas fotovoltaicas convertem a luz do sol em energia elétrica, por meio da captação dos raios solares; e a instalação dos equipamentos vai ajudar a Autarquia Municipal a reduzir os custos com energia elétrica, que correspondem atualmente a aproximadamente 15% das despesas do DAEV.

Os trabalhos em andamento integram o projeto aprovado dentro da chamada pública do Programa de Eficiência Energética (PEE), da CPFL, que também contemplou a substituição de oito motores do DAEV para novos com índice de rendimento 4 (IR4). Do total, dois de 125 cavalos foram destinados à Barragem das Figueiras, um de 175 cavalos ao Reservatório 8 (R8), na Estação de Tratamento de Água (ETA) II; dois motores de 50 cavalos ao Chácaras Silvânia; um de 20 cavalos para a barragem Moinho Velho, um de 75 cavalos à casa de bomba dos poços profundos e mais um de 250 cavalos para a ETA I.

Também já foram executados por meio do PEE as instalações dos transformadores de corrente para instalação do multimedidor de grandezas elétricas, como sequência à substituição de motor da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), nas ETAS I e II; além da instalação dos transformadores de corrente, automação de equipamentos com o sistema de telemetria.

As ações executadas tiveram o investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão. A contrapartida da autarquia municipal, dentro do programa da CPFL, compreendeu parte da automação da telemetria da ETA I e da Chácaras Silvânia, no reservatório de transposição (caixa de passagem), além da captação do Rio Atibaia. 

Compartilhe: