DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Para evitar vazamentos, DAEV relembra os cidadãos que o vaso sanitário não é lixeira


Nesta quinta-feira, 19 de janeiro de 2023, duas grandes ocorrências para desobstrução de redes coletoras de esgotos deram bastante trabalho para os servidores do Departamento de Manutenção, do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV). Um dos atendimentos foi na Rua Orozimbo Maia, na altura do nº 94, no Vila Sônia, enquanto que o outro foi na Rua Luíz Spiandorelli Neto, bem próximo à entrada do Shopping Valinhos, no Paiquerê.

Apesar da distância entre os endereços, os extravasamentos tiveram a mesma causa: ocorreram pelo descarte irregular de materiais incompatíveis com a estrutura da rede coletora. “A rede de esgotos tem a função de coletar a água suja, isto é, aquela que deve ser direcionada às estações de tratamento, tais como a que resulta do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha, por exemplo. Qualquer outro tipo de material que seja descartado no vaso sanitário ou em poços de visita pode gerar rompimentos de rede ou obstruções”, explicou o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi.  

O descarte incorreto de resíduos sólidos nas redes coletoras de esgotos pode causar – além dos entupimentos, obstruções em poços de visita e no extravasamento de esgoto nas ruas – até mesmo o retorno dos efluentes para dentro das residências. “É por isso que é sempre importante relembrar que o bom funcionamento da rede coletora de esgotos depende, diretamente, da contribuição e da responsabilidade de cada cidadão, que não deve fazer do vaso sanitário uma lixeira”, enfatizou o diretor do Departamento de Manutenção da Autarquia Municipal, Marcos Caetano Jacinto.

Ainda segundo ele, entre os tipos de materiais que mais costumadamente são encontrados nas redes durante os atendimentos estão papéis, lenços, plásticos, tecidos, fraldas, restos de alimentos e cabelo. “Também é bem comum nos depararmos com redes entupidas pelo acúmulo de cotonetes, absorventes, fio dental e preservativos. Em algumas ocorrências chegamos a retirar até garrafas e latinhas”, relatou.  

Para desobstruir as redes públicas coletora de esgotos e poços de visita, o DAEV faz uso de caminhões de hidrojateamento. Há atendimentos que também exigem  retroescavadeiras e outros equipamentos. Além das ações em endereços pontuais, a Autarquia Municipal também realiza de forma periódica manutenções corretivas e preventivas para limpeza de peneiras, cestos e gradeamento da estação de tratamento de esgotos e, ainda, das estações elevatórias.

Compartilhe: