DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ação faz parte do cronograma de paradas programadas para colocar em operação a nova linha em PEAD


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) segue nesta terça-feira, dia 31, com as intervenções que vão permitir à Autarquia Municipal colocar em operação a nova linha de distribuição de água em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e desativar a rede em fibrocimento dos bairros Jardim Pinheiros, Parque Santana e Vila Santana. 

Hoje (31) os trabalhos estão em andamento na Rua Doze de Outubro, na esquina com a Rua Orozimbo Maia. Na última semana as intervenções foram realizadas na Rua Humberto Biscardi, na esquina com a Rua Paraná; e na Rua São Paulo, com a Rua Orozimbo Maia. Durante a realização dos serviços, o abastecimento permanece interrompido das 8 às 17 horas para os imóveis localizados no Vila Santana, Jardim São Felipe, Celani e Monte Verde.  

A nova linha em PEAD tem o total de 10.175 metros e vai possibilitar à Autarquia Municipal desativar a estrutura anterior de fornecimento de água do Jardim Pinheiros, Vila Santana e Parque Santana, que é de cimento amianto, também ajudando a equilibrar a pressão do sistema de abastecimento e contribuindo, diretamente, à diminuição de perdas destas localidades. Outra ação é diminuir as perdas físicas e não físicas e, também, reduzir o número de paradas emergenciais para manutenções corretivas e preventivas nas localidades.

Além da passagem da nova rede em PEAD e troca de ramais, que já foram finalizadas, as melhorias também compreenderão a substituição de hidrômetros nos imóveis que ficam no trajeto dessa nova linha. As obras são feitas com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Os trabalhos em andamento têm sido realizados por meio do chamado ‘Método Não Destrutivo’, isto é, uma metodologia considerada mais ágil e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto na extensão de toda a rua, diminuindo a necessidade de escavações.

Calendário de paradas programadas

Para colocar a nova rede em operação, de 24 de janeiro a 16 de março as interrupções programadas do abastecimento serão sempre às terças e quintas, das 8 às 17 horas. Os dias de parada ao Vila Santana, Jardim São Felipe, Celani e Monte Verde serão em 24, 26 e 31 de janeiro; em 7, 9, 14, 16, 23 e 28 de fevereiro e em 2, 7, 9, 14 e 16 de março de 2023.

As terças e as quintas-feiras foram escolhidas pelo DAEV por serem, historicamente, os dias da semana com o menor consumo de água pelos usuários das localidades, de acordo com o Departamento de Operação. A Autarquia Municipal reforça o pedido de compreensão de todos os proprietários dos imóveis das regiões contempladas durante o período no qual serão realizadas as ações, pois as melhorias são necessárias. 

Compartilhe: