DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

A religação da água acontece em até 24 horas a contar da baixa do pagamento no sistema do DAEV


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) voltou a suspender o fornecimento de água por falta de pagamento. Durante o período de pandemia, a autarquia municipal não estava realizando os cortes de ligação de água em imóveis com registro de inadimplência em atendimento às resoluções da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) e legislação federal.

Com a retomada do corte de água por falta de pagamento, os usuários que tenham débitos junto ao DAEV devem regularizar suas pendências para não ter o serviço de fornecimento de água suspenso por inadimplência. Havendo débitos em aberto e efetuado o pagamento, a religação acontece em até 24 horas, a contar da baixa do pagamento no sistema do DAEV. A tarifa de religação é de R$ 69,84 e já vem na próxima fatura.

Na própria fatura de água e esgoto do DAEV o usuário consegue identificar se há faturas sem pagamento. Na versão impressa ou digital da fatura, a informação consta logo abaixo do valor total da conta, com data de corte prevista informada abaixo do campo ‘Hidrômetro’.

Como consultar

Para verificação dos valores em aberto junto ao DAEV, o usuário pode obter a informação de forma digital, na Agência Virtual. Para tanto, basta acessar o site do DAEV (www.daev.org.br) e, no menu principal, clicar em "2ª via de contas". Assim que fizer isso abrirá a tela da Agência Virtual, na qual basta digitar o número da conta, do CPF ou CNPJ (sem os pontos) do titular da conta e, depois, clicar em "Não sou um robô". Em seguida, é só clicar em "Confirmar". Ao aparecerem os dados de sua conta de água, basta clicar em "Fatura" para consultar, selecionar e imprimir a conta de água do mês de referência desejado.

Outra forma de verificar quais débitos estão em aberto é entrando em contato com a Central de Atendimento do DAEV, por meio do telefone 0-8000-13-3839. Ao atendente, basta informar o número da conta de água para mais informações.

Se preferir atendimento presencial, tanto a consulta quanto a emissão de 2ª via podem ser feita pela Seção de Atendimento, que funciona tanto no Paço Municipal (Rua Antônio Carlos, 301, Centro) quanto no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva (Avenida Drº Altino Gouveia, 878, Jardim Pinheiros), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.

Caso o usuário precise renegociar suas pendências junto à Autarquia Municipal, também pode procurar a Seção de Atendimento. Para débitos anteriores a 2022, é necessário procurar a Seção de Dívida Ativa, fica no Paço Municipal, para regularizar sua situação junto à Autarquia Municipal. Se ajuizada, o atendimento acontece na Execução Fiscal, que funciona no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.

Religação clandestina

O DAEV ainda alerta os usuários sobre a prática ilícita de tentar religar a água cortada de forma independente. A ação clandestina gera Boletim de Ocorrência e aplicação de multas, correspondente à ligação de água, que é de R$ 488,29. A reincidência gera multa em dobro.

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