DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Jardim Nova Palmares, Jardim União e Jardim das Figueiras terão abastecimento interrompido hoje (3)


Dentro da revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água, que está em andamento na cidade, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) fará testes de estanqueidade em diferentes pontos do município nos próximos dias. As ações serão para monitoramento de pressão da rede de distribuição de água tratada.

Para que os serviços possam ser realizados, o fornecimento será interrompido das 8 às 15 horas. Nesta segunda-feira, 3 de julho, a atividade tem como foco o Jardim Nova Palmares, Jardim União e Jardim das Figueiras, enquanto que na terça-feira, 4 de julho, será realizada no São Bento do Recreio. No dia 5 receberão os serviços o Pedra Verde, afetando Pedra Verde e a parte alta Maison Blanche; enquanto que no Morada do Sol os testes serão realizados no dia 6. No reservatório elevado R10, que fica na região do Jardim América II, os testes serão efetuados no dia 7.

Também passarão pelos testes a região da Estância Recreativa San Fernando, com serviços que serão efetuados no dia 10; as zonas alta e baixa do Residencial Zürich Dorf, no dia 11; e o Cerejeiras, no dia 12. Já no dia 13 será a vez do Di Napoli (saída Beira Rio) e no dia 14 o Monte Alcino. Os serviços têm sido coordenados pelo DAEV, por meio da Divisão de Micromedição.

A revisão

O Plano Diretor de Combate às Perdas de Valinhos está vigente desde 2015, com enfoque no combate de perdas físicas (a água que efetivamente não chega ao consumo) e perdas não físicas (a água consumida que não é medida). A revisão tem sido feita por empresa terceirizada, contratada por meio da Tomada de Preços nº 12/2022 e do convênio nº 155/2022, firmado entre o DAEV e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Entre os trabalhos contidos na revisão do plano estão a atualização do cadastro técnico das redes de adução e distribuição; a revisão dos projetos de setorização; os estudos de setorização das redes de distribuição e elaboração de modelagem hidráulica; o gerenciamento de pressões; definição dos parâmetros de vazão e pressão; a revisão e melhoria de macromedição e automação de vazão dos níveis dos reservatórios e o diagnóstico do estado das tubulações.

Com as ações de combate às perdas, o DAEV consegue diminuir os custos de produção de água, com a redução do consumo de energia elétrica e de produtos químicos, por exemplo. Além disso, também consegue otimizar as instalações existentes para aumentar a oferta de água, sem a necessidade de expandir o sistema produtor, melhorando a eficiência dos serviços prestados.

Compartilhe: