DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Bandeira vermelha, do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água, será decretada em Valinhos


O Departamento de Operação, do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), informa nesta terça-feira, 24 de agosto de 2021, os dados referentes ao mapa de tendência do abastecimento. As informações compreendem a possibilidade ou mesmo a situação de desabastecimento resultante do baixo nível dos reservatórios e da pressão na rede de distribuição de água.

O Departamento de Operação elencou que são afetados bairros das regiões Jardim Imperial, Jardim Santo Antônio, Castelo, Fonte Nova, Nova Valinhos, Jardim do Lago, Maracanã, Jardim Pinheiros e Vila Santana. Partes mais altas da região do Jardim Santa Eliza também identificaram situação.

A situação é ocasionada pelo alto consumo do recurso, pela população, somado aos fatores climáticos (falta de chuvas e temperaturas altas). Ainda segundo a equipe, a não recuperação do sistema afeta diretamente a pressão do recurso para os imóveis no decorrer do dia, sobretudo nos localizados nas partes mais altas da cidade.

Bandeira vermelha à vista

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, esteve em 23 de agosto de 2021 no DAEV e liderou reunião com a presença do presidente do DAEV, Ivair Nunes Pereira, e dos diretores das principais frentes técnicas de trabalho. Nesta foi concretizada a implementação da bandeira vermelha em Valinhos, dentro do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento.

Os fatores climáticos, o alto consumo e a baixa dos reservatórios, além da situação identificada no último fim de semana nas partes mais altas da cidade reuniram os elementos técnicos para a instituição da bandeira vermelha, na qual está prevista o programa de racionamento de água.

Para a atual fase do programa estão previstas manobras para redirecionamento e despressurização da rede, respeitando as normas técnicas aplicáveis. Além disso, a autarquia municipal continuará a dar reforço de abastecimento de água aos reservatórios operados pelo DAEV nos pontos mais altos e distantes dos centros de distribuição, com a ajuda de caminhões-pipa.

A autarquia também se organiza para intensificar a fiscalização quanto ao desperdício do recurso, com canal de comunicação que será divulgado em breve para contato da população. O planejamento e a informação antecipada dos bairros serão divulgados amplamente e antecipadamente no site do DAEV (www.daev.org.br) para acompanhamento da população.

Compartilhe: