DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Substituição de hidrômetros visa atender Termo de Ajustamento de Conduta firmado junto ao MPSP


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) segue com a substituição de 23 mil hidrômetros na cidade. A ação visa atender ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e pelo DAEV. O TAC é voltado à redução de perdas de água distribuída para, no máximo, 25% das totais (reais e aparentes), conforme determinado no Plano de Bacias do Comitê PCJ. 

Nesta semana a ação segue em andamento na região do Chácaras Silvania e Paiquerê. A substituição dos equipamentos somente pode ser feita pela Autarquia Municipal ou por pessoas credenciadas. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Atendimento do DAEV para mais informações e que atende no número de telefone 08000-133-839 (plantão).

O DAEV orienta que os cavaletes e/ou as caixas-padrão estejam com livre acesso para facilitar as substituições. O enfoque é para os mais antigos do sistema de distribuição de água de Valinhos, que ultrapassaram cinco anos de vida útil. A troca segue a Portaria nº 155/2022 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

A ação tem sido desenvolvida em duas frentes de trabalho: a preventiva, que tem como enfoque a substituição dos aparelhos antigos ou que estejam defasados tecnologicamente; e a corretiva, que contempla a troca de aparelhos que apresentam algum impedimento de apuração do volume, que estejam parados, danificados ou com vidros embaçados.

Até o momento, 1.484 hidrômetros foram substituídos. Já receberam os trabalhos as regiões do Condomínio São Joaquim, Mirante do Lenheiro e Village do Itamaracá. Receberão os serviços na sequência as regiões do Bom Retiro, Jardim Santa Rosa, D´Agostinho, Nova Era, São Felipe, Nova Valinhos, Vila Sônia, Parque Valinhos, Nova Era II, Vila Cedros do Líbano eVila São Joaquim.

Necessário

Além de atendimento do TAC do MPSP, a substituição dos hidrômetros é necessária pelo fato dos equipamentos estarem sujeitos à submedição.  

“Como qualquer outro aparelho de precisão, os hidrômetros também estão sujeitos a desgastes que podem comprometer o seu pleno funcionamento. Desta forma, a troca visa garantir ao cidadão que haja em seu imóvel a medição correta do volume de água que é consumido”, disse o engenheiro Márcio Arantes de Andrade, diretor da divisão de micromedição do DAEV.

Outra ação em andamento

Imóveis das regiões do Vila Santana, Parque Santana e Jardim Pinheiros também têm passado pela troca hidrômetros. Ao todo, 1.024 equipamentos são substituídos em trajeto de 10.175 metros, no qual houve a recente passagem da nova rede de distribuição em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que vai permitir desativar a antiga rede em fibrocimento. 

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a Central de Atendimento do DAEV para mais informações. O telefone de plantão é o 0-8000-13-3839.

Compartilhe: