DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Autarquia Municipal foi gratificada pela organização e transparência dos dados prestados no 2º ciclo de auditoria da Agência Reguladora


Valinhos recebeu nesta quarta-feira, dia 1º, um prêmio de reconhecimento da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ). A entrega foi em Americana, na sede da Agência Reguladora, e gratificou o Município pelo nível de confiança e pelo grau de engajamento na geração de informações, levantadas por servidores do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), dentro da auditoria realizada pela ARES-PCJ.

Esta é a primeira vez que o Município recebe esse tipo de prêmio da ARES-PCJ. “Nossa cidade, por meio do DAEV foi reconhecida por montar uma comissão específica para esse trabalho de auditoria e pela excelência e pelo comprometimento dos servidores no levantamento dos indicadores”, disse a presidente da Agência Reguladora, a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, participou da mesa principal do evento e da entrega dos prêmios.    

Ainda segundo ela, a partir dos dados do ACERTAR a cidade vai trabalhar ainda mais para galgar espaço de destaque e estar entre os melhores prestadores nas próximas edições. “Os dados e análises serão utilizados pela Autarquia Municipal como importantes ferramentas de gestão. Afinal, medir, acompanhar e trabalhar com dados confiáveis são medidas fundamentais para saber o que é preciso melhorar e para garantir mais sustentabilidade para os serviços tão essenciais à população de Valinhos, que são os de água e esgotamento sanitário”, falou a prefeita. 

Após a premiação, Valinhos também participou do lançamento oficial do 3º ciclo do ACERTAR e com o DAEV adiantando que iniciará os preparativos para essa nova edição. “Reconhecendo que o envolvimento dos servidores foi primordial para a assertividade no fornecimento dos dados requeridos pela auditoria, novamente vamos estruturar a continuidade do grupo de trabalho e enfocar nossos esforços no que precisamos melhorar em mapeamento de processos, na identificação de riscos e na confiança e na exatidão dos dados”, disse o presidente do DAEV, o engenheiro civil e sanitarista Walter Gasi.  

Entre as melhorias vinculadas a indicadores a serem aprimorados, e que estarão no enfoque das ações da Autarquia Municipal para ingressar no ranking dos melhores prestadores, estarão ações para dar mais regularidade para o abastecimento, mitigar perdas físicas e não físicas, incluindo a atualização do parque de hidrômetros da cidade; à modernização e à substituição de mais de 90 quilômetros de redes de distribuição de água, pelo método não destrutivo; e adoção do tratamento de esgotos de nível terciário.  

A auditoria

A metodologia ACERTAR foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento. “A iniciativa confere mais confiança no uso de indicadores de desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento e mais profissionalismo e estruturação dos processos”, falou o diretor geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi. 

A certificação foi aplicada a 34 prestadores de serviços de água e esgoto dos municípios associados que finalizaram o 2º ciclo da metodologia ACERTAR, conduzida no âmbito dos regulados pela Agência Reguladora PCJ. Os relatórios de certificação foram encaminhados ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), do Governo Federal.

Compartilhe: